segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Desigualdade Social no Brasil



No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo.Ela tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às vezes não porque querem, mas sim por não sobrarem alternativas.
Assim cabe a escola, que foi criada para atender o desenvolvimento intelectual, assumir e atender, a cada dia mais, aos aspectos culturais, emocionais, sociais e morais do individuo,pois o sistema escolar reflete suas características, principalmente as nocivas, como a desigualdade.O ambiente da sala de aula não é isolado do mundo,portanto, baseando-se nestes parágrafos e nas imagens a seguir, faça o seu comentário a respeito da desiguladade social no Brasil.

57 comentários:

  1. Eu acho que a desigualdade social é um grande problema.Várias pessoas(crianças,jovens,adultos)acabam se traficando por não terem muitas escolhas.A escola também não tem muitos recursos para esse tipos de pessoas.Sera que se tem solução?Juntos podemos combater a desigualde social?

    BLENDA DE OLIVEIRA ANICETO 2002

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a desigualdade social nunca deveria ter existido,tanto no Brasil quanto em qualquer lugar.Esse é o grande problema que não conseguimos resolver.

    NATASHA MARIA DA SILVA 2002

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente a Desigualdade Social está cada vez mais aumentando entre a sociedade;e isto está gerando grandes problemas para todos nós;por exemplo:a fome,a miséria,a solidão,o abandono, e muitas outras coisas que estão prejudicando as pessoas,assim como crianças,jovens,adultos,idosos,ou seja,todos estão sofrendo com a Desigualdade Social.
    Será até quando isso vai durar? Será quando isso vai acabar?
    Para dizer a verdade ninguém sabe, mas se todos agirem com a conciência,e da maneira certa deixando o preconceito de lado,um dia com certeza isso vai acabar!!!

    THALITA ALMEIDA SILVA-2002

    ResponderExcluir
  4. Não dar para acreditar que no Brasil a tantas pessoas
    que sofrem com a fome e a pobreza.As vezes não sabemos o que fazer,como agir,é só parar para pensar no mundo em que vivemos que ficamos sem reação.
    Uma coisa devemo ter em nossos corações;que as vezes reclamamos da comida, do emprego, até mesmo do nosso nascer, sendo que há pessoas cujo não tem o que comer, não tem um mízero serviço,e o seu nascer foi um grande problema para sua família.Devemos ter cuidado com o que dizemos e agradecer a DEUS pelo que temos, e procurar sempre ajudar quem precisa.
    JENIFFER GONÇALVES CRISPIM 2002

    ResponderExcluir
  5. Na foto mostra crianças no lixão procurando o que comer, ao invés de estarem na escola aprendendo a ler.


    Caynnara Santos - 2001

    ResponderExcluir
  6. Nossas crianças estão trabalhando em lixões procurando comida para se alimentar e nossos políticos só fazem promessas em suas campanhas e eleitorais mais a ação deles que é bom nunca vemos assim nosso país nunca vai sair desse abismo social.



    Matheus Gonçalves - 2001

    ResponderExcluir
  7. na charge mostra o carro alegórico contra a desigualdade social.
    na foto mostra varias pessoas de baixa renda passando fome e procurando o que comer,essa é a verdadeira desigualdade social.



    Fabrício Ferrari:2001

    ResponderExcluir
  8. No texto e nas figuras mostra oque acontece não só no Brasil mas também em outros lugares a desigualdade social.As crianças em vez de estarem dentro de uma escola para aprender estão nas ruas trabalhando ou até mesmo roubando.Isso é uma questão muito díficil pois não só aqui no Brasil como no mundo, entra políticos atrás de políticos e não fazem nada para mudar, pois eles só pensam em si próprio.


    De:Paula Saraiva
    Turma:2001

    ResponderExcluir
  9. Atualmente vivemos com um grande problema que aborda o mundo inteiro, a desigualdade social,
    as rendas estão mal distribuídas,e como conseguencia pessoas passam fome na rua, sem aonde dormir, expostas a violência ,isso não é justo, pois ninguém é melhor que ninguém não, rico, pobre, preto, branco todos vamos morrer e não vamos levar nada,vamos apodrecer debaixo da terra.

    Eduardo Ladeira, 2001

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente no Brasil a desigualdade cresce a cada dia mais.Crianças e adultos não tem o que comer, acabam traficando e roubando, não por que querem mas por não terem opção.Onde estar o governo nessa hora?Por que não dão importância?

    De:Lílian Pinho
    Turma:2001

    ResponderExcluir
  11. No Brasil a desigualdade social é muito grande. Em uma figura mostra crianças preocurando o que comer no lixo , na outra ironisa a forma que a desigualdade social é tratata no Brasil.As pessoas só falam em ajudar, mas ninguém resolve se importar realmente com quem precisa.

    De:Thayana Gomes
    Turma:2001

    ResponderExcluir
  12. a desigualdade social no brasil é uma coisa muito desagradável.
    vemos crianças passando fome procurando o que comer,políticos vêem e não tomam providências,não só os políticos mas também podemos ajudar de alguma forma.
    o carro mostra pessoas contra a desigualdade social e é assim que tem que ser.


    Gilson Júnior:2001

    ResponderExcluir
  13. na foto mostra várias crianças no lixão procurando o que comer para sua sobrevivência.
    essa crianças perde sua infância toda na rua procurando comida.



    Régis Oliveira;2001

    ResponderExcluir
  14. hoje em dia mostra em que vivemos de baixa renda,e que tem muitas pessoas que não tem o que comer hoje em dia,e muito dessas pessoas vivem em lugares ruins como no lixão,


    thiago dos santos oliveira 2001

    ResponderExcluir
  15. NA charge mostra como as pessoas estão se mobilizando contra a desigualdade social,e na foto mostra como as pessoas estão vivendo com a desigualdade.


    Idivaldo da silva campos de oliveira:2001

    ResponderExcluir
  16. Desigualdade social o brasil esta cheio.As pessoas que sao atingidas estao desesperadas sem saber o que fazer e sem opçoes vivem nesse mundo de drogas,prostituiçao e marginalidade.Os politicos tem culpa nisso,concerteza se eles cumprissem as suas promessas talvez ja teriamos resolvido esse problemao.
    sara-2001

    ResponderExcluir
  17. A desigualde social constantemente milhares de pessoas são atingidas por ela um problema muito velho mais dificil de acabar, muitas pessoas diz que irá acabar com a desigualdade social mas na verdade só encobrem a verdade. A foto mostra crianças buscando o que comer no lixo em vez de curti sua infância e brincar.


    Cristiano Barduci - 2001

    ResponderExcluir
  18. Grande parte das pessoas que vivem nessas condições são jovens. Talvez por uma falta de opção, esses jovens, fazem coisas incorretas. Para buscarem uma forma fácil de conseguir dinheiro, eles buscam o caminho das drogas, do tráfico e até mesmo o da prostituição.

    Carla 2001

    ResponderExcluir
  19. A charge retrata a situação do mundo em relação à desigualdade social, que muitas vezes ninguém apóia o combate à ela , parece que todos tem medo de se expressar.
    A figura mostra a realidade de muitas crianças hoje em dia, que ao invés de estarem estudando estão procurando o que comer.


    Nome : Amanda Vargas 2001

    ResponderExcluir
  20. A charge mostra que nós brasileiros temos que combater a desigualdade em nosso país e mostra para os outros que nós não temos desigualdades e só felicidade. e ajudar os que pasam por essa dificuldade, ou seja combater as desigualdadaes no mundo.


    Ass:Rafael henriques saraiva

    ResponderExcluir
  21. O Brasil tem o maior índice de desigualdade social no mundo,isso é um absurdo,tem que mudar.
    E essa mudança vai começar quando todos tiverem escolas para estudar,e as pessoas que tem uma condição favorável começar a dar oportunidades à essas pessoas.
    A desigualdade faz com que pessoas,na maioria das vezes crianças e adolescentes,passem a traficar,a roubar e até mesmo a matar,para poder sobreviver,sendo que tem uma maneira muito melhor de sobreviver,o estudo.
    E a figura acima nos mostra a realidade de crianças que passam pela desigualdade social,em vez de está na escola,está procurando comida,e ainda por cima em um lixão.E a outra mostra que os políticos não fazem absolutamente nada pra mudar essa situação.

    Ass:Monique Maia
    Turma:2002

    ResponderExcluir
  22. A desigualdade social para nós hoje,é um dos maiores problemas,basta apenas andar nas ruas e ver,você ve pessoas passando do lado de pessoas que moram na rua e nem olham por preconceito,existem muitas crianças e adolescentes que moram na rua,pois naum tem aonde morar,porque são abandonados pelos pais,ai vão para as ruas,e automaticamente se relacionam com pessoas que os enfluenciam mal,levando-o para o mundo das drogas,do tráfico,da prostituição e outros,temos que
    nos unir pra cabar com a desigualdade social !

    ass:Maria Eduarda da Silva Neto _ Turma :2002

    ResponderExcluir
  23. Na foto mostra a realidade do nosso país..Pessoas em um lixão, sem alimento, água, passando dificuldades.A desigualdade social hoje é um dos nossos maiores problemas!.Alguma coisa tem que ser feita pra isso tudo mudar!!

    Joyce- 2001

    ResponderExcluir
  24. eu acho que a desigualdade sosial é hoje umas das coisas que mais afetam o brasil pois muitas crianças estão sem estudar por causa da desigualdade sosial.se olharmos por outro lado veremos que isto não é bem assim pois se cada um de nós fizessemos a nossa parte o mundo seria um pouco melhor pois não podemos falar da desigualdade sem mastrar realmente o que ela é de verdade.;bianca francisco 2002

    ResponderExcluir
  25. Eu acho que o brasil sofre o maior indice de desigualdade social porque alguns pais nao se preucupa com a educaçao dos filhos.talvez eles pensa por ser da clase baixa o filho nao tera condiçao de ter uma boa educaçao.ai surji a desigualdade social.ai os pais manda seus filhos trabalharem ao inves de esta estudando.a grande razao para ocorer a desigualdade social e que muitas pessoas se acha melhor que as outras.laura lucas lopes turma:2002

    ResponderExcluir
  26. A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às vezes não porque querem, mas sim por não sobrarem alternativas. Outro fator que agrava essa situação é a violência que cresce a cada dia.

    bianca francisco 2002

    ResponderExcluir
  27. A realidade social no Brasil tem sido muito difícil, crianças ao invés de estarem na escola aprendendo a ler e escrever para terem uma vida melhor e digna,estão nas ruas vendo suas vidas passarem sem nenhuma oportunidade de serem pessoas com uma vida estável e normal como qualquer outro ser humano merece ter, 'toda criança merece brincar e ser feliz' espero que um dia essa realidade mude !

    Ass: Hayane Gomes Dodó Turma:2002

    ResponderExcluir
  28. A vida de muitas crianças no Brasil tem sido muito difícil, não tendo oportunidades de fazer escolhas, assim os prejudicando nas escolas nas ruas sendo passados como marginais.
    Todas as pessoas merecem direitos iguais, preto, branco, rico ou pobre,não interessa, todo ser humano merece uma vida digna, e de respeito!

    Ass: Erivelton Rosa de Souza Turma: 2002

    ResponderExcluir
  29. Eu acho que no Brasil a desigualdade social é causada pela má distribuição de renda e pelo os governates que ao invés de estar procurando solução para acabar com a violência que vem crescendo a cada dia estão colocando o nosso suado dinheirinho na cuéca e deixando o futuro do país de lado, que são as crianças que não tem oportunidade de sair das ruas sózinhas
    DALVIANE SILVA 2002

    ResponderExcluir
  30. A vida social no brasil é muito dificil porque as crianças não tem oportunidade para terem vida melhor. Eles dependem de uma boa condição de vida.
    ASS:KARINA DA SILVA COSTA
    TURMA:2002

    ResponderExcluir
  31. A DESIGUALDADE SOCIAL VIVE AUMENTANDO POR CAUSA DA CLASSES DE ALTAS SOCIEDADE QUE VIVE DISCRIMINANDO AS CRINÇAS QUE PRECISAM DE CARINHO,E MUITO AMOR,PARA DAR.
    ASS:SIMONE VIEIRRA DOS SANTOS
    TURMA:2002

    ResponderExcluir
  32. cara a minha opniao eh q a desiqualdade social de certa forma faz parte da sociedade humana, todos nós somos diferentes um dos otros... por exemplo: vamos fingir que todos ganhassem 50mil reais por mes, TD MUNDO ganhando 50mil por mes.. ta certo, depois de uns 10 anos iria ter gente pobre e gente rica no brasil assim msm, sabe porque? pq as pessoas que sao gananciosas ñ vao gastar o dinheiro, as pessoas inteligentes vao arrumar um jeito de lucar com isso e o resto das pessoas vao gastar toda a grana comprando e comprando até acabar.... ainda acho q desiqualdade social sempre existiu e sempre vai existir na humanidade

    ResponderExcluir
  33. a desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de pocus.

    o Brasil esta em 8° pais q tem maior indice de desigualdade social e economica no mundo.

    ResponderExcluir
  34. FABIANA DO CARMO ARBIGAUS30 de junho de 2010 04:58

    EU SOU PÓS E CONTRA DA DESIGUALDADE SOCIAL,PORQUE AS CRIANÇAS NÃO MERECEM ADESIGUALDADE E MUITO MENOS OS ADULTOS ,MAIS A DESIGUALDADE TEM QUE EXISTIR PORQUE SE NÃO EXISTISSE,NUMA FÁBRICA POR EXEMPLO ,TODOS SERIAM PATRÕES E NÃO TERIA EMPREGADOS NA FÁBRICA,POR ISSO QUE EU SOU PÓS E CONTRA DA DESIGUALDADE SOCIAL.

    ASS:FABIANA DO CARMO ARBIGAUS

    ResponderExcluir
  35. A desigualdade social no Brasil, tem como principal fator determinante são os problemas estruturais da sociedade brasileira e a persistente concentração de renda e de riqueza numa pequena parcela da população

    ResponderExcluir
  36. O nosso maior problema é ideológico.
    Se não deixarmos os pensamentos ideológicos
    nos controlarem teremos forças para mudar.

    David da Silva Mendes

    ResponderExcluir
  37. Na minha vida eu nunca tive tanta certeza de que no mundo, no pais, no estado, na cidades, e outros tivessem desigualdade Social.
    É como se fosse uma peste que não temos para onde correr!!
    O unico pesticida é a Realidade de que as pessaos que governam e atuam na politica não tem compaixão para com um seu local de atuação....
    para e reflita....

    ResponderExcluir
  38. desiglaldade social e um grande poblema ,,,,,maiss adorei o texto.

    ResponderExcluir
  39. concordo plenamenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  40. Rosângela Maria da Silva Hipolito,acho que essas crianças não tem nem escolas para atender o desenvolvimento intelectual, assumir e atender, a cada dia mais, aos aspectos culturais, emocionais, sociais e morais do individuo

    ResponderExcluir
  41. Tal como o pensamento de Karl Marx, a Ideologia segundo ele, é o mais influente sobre a situação da desigualdade social, pois o que diz respeito aquele individuo (principalmente a mídia, a política) é dado como um bem para a população, na qual está sujeita mudanças, melhoras, benefícios, porém não é mostrado ou é compreendido claramente sua verdadeira intenção. Sim, a má formação de uma opinião própria ou de uma base para ser um bom cidadão, não está sendo adquirida na educação( na escola), de forma que não haja opiniões críticas que possam tentar reverter essa situação.

    ResponderExcluir
  42. Realmente é muito triste contemplar o Brasil que é um pais tão lindo, cheio de riquezas, e onde por traz de tudo isso a fome e a miséria reina abundantemente onde investe-se em politicagem suja e programas de TV imorais onde pessoas recebem muito dinheiro para bancar o ridículo em quanto milhares de jovens e crianças perecem no mundo da fome e miséria onde por consequência do meio se tornam marginais por não ter escolhas ,enquanto pessoas que tem em suas mãos a oportunidade de tentar mudar essa realidade sorri e benifencia-se em cima de tudo isso. Será que ha solução pra tudo isso... O único que se compadece ao ver tudo isso é Deus. Mas enquanto o homem não quiser mudar essa realidade o mundo continuará como esta. Porque Deus só age quando o homem não pode agir. Então façamos a nossa parte!.

    ResponderExcluir
  43. A noção popular de que poucos com muito e muitos com pouco gera conflitos sociais e mal estar humano ainda é considerada a principal cauda da desigualdade social no Brasil e em diversos países do mundo.
    De acordo com o assunto abordado, podemos perceber que a desigualdade social é um problema que está presente em todos os países , mais é claro naqueles menos desenvolvidos ,sendo assim , a desigualdade é uma das causas que tornar o país na classe dos subdenvolvidos .
    Podemos combater essa situação , tal que a sociedade com a ajuda do Governo e classes superiores dominante do país desse mais oportunidades para aquelas família menos favorecidas , que vive na pobreza, e criar escolas públicas de alto nível de ensino , podendo comparar a grandes escolas particulares , e é claro que isso é possivel , pois até então vemos que o Governo ganha verbas de alta finanças , e poderiam investir começando pelas escolas , pois é uma boa formação que leva o individuo a crescer .
    Outro ponto principal em combate a desigualdade é , em que as classes dominante , saíssem nas ruas para ver a realidade triste a qual nossa sociedade vivemos, e com isso tirar aquelas crianças e jovens das ruas dando a ela oportunidades de uma vida melhor , pois é isso que elas desejam .
    Se o nosso país procura ajudar nos mesmo o nosso espaço se tornara melhor em todos os aspectos .

    ResponderExcluir
  44. TODA ESSA DESIGUALDADE OCORRE POR UM GRANDE PACELA DE CUPA DOS GOVERNANTES.

    ResponderExcluir
  45. Eu acho que a desigualdade social é uma falta de respeito com as pessoas e amor ao proximo.

    ResponderExcluir
  46. tanbém acho que quem comete desigualdade fas mas nâo assume e é por isso que a culpa pode matar qualquer um. e se voce comete saiba que eu te odeio e por favor que vc mude sua manera pois a desigualde alem de crime aqui na terra é crime tamb ém lá no céu

    ResponderExcluir
  47. eu acho que fasser é fasil o dificil é asumir mas eu não fasso

    ResponderExcluir
  48. Muitos jogam fora,enquanto muito mais passam fome.Com 1 pequeno gesto podemos fazer muito.

    ResponderExcluir
  49. eu acho que desigualdade sosial é uma coisa que afeta a todos princinalmente os pobres, isso é uma coisa muito tragica. Você não consegue imaginar o sofrimento das pessoas que moram no lichao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu concordo com você pois a disigualdade sosial é uma coisa muito grve.

      Excluir
  50. A desigualdade nõa só no brasil mas entodos os paizes desenvolvidos. Existe Como a fome, drogas,falta de saneamento básico,hospitais que posão atender melhor a população carente.

    ResponderExcluir
  51. E um absurdo criancas trabalhando nos lixos para sustentar-se eu acho que nao era para existir desigualdade social!!!

    ResponderExcluir
  52. cara a minha opniao eh q a desiqualdade social de certa forma faz parte da sociedade humana, todos nós somos diferentes um dos otros... por exemplo: vamos fingir que todos ganhassem 50mil reais por mes, TD MUNDO ganhando 50mil por mes.. ta certo, depois de uns 10 anos iria ter gente pobre e gente rica no brasil assim msm, sabe porque? pq as pessoas que sao gananciosas ñ vao gastar o dinheiro, as pessoas inteligentes vao arrumar um jeito de lucar com isso e o resto das pessoas vao gastar toda a grana comprando e comprando até acabar.... ainda acho q desiqualdade social sempre existiu e sempre vai existir na humanidade

    ResponderExcluir
  53. eu não acredito nisso que eu acabei de ler tanta gente que quer estudar e outras ja sem estudo

    asse.:erica

    ResponderExcluir
  54. goistei muito desse texto muito enteresante e bunito

    ResponderExcluir
  55. e a desigualdade social e assim leva pessoas ou seja joven para um caminho diferente, o que nao presta

    ResponderExcluir